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    Storytelling Pessoal: Como Contar a Sua História

    Como contar sua história de maneira que encante pessoas recrutadoras e pessoas contratantes? Neste artigo, você aprenderá o que incluir na narrativa e como organizá-la de maneira que mostre todo o seu potencial.

    Quando você tem de contar a sua história em uma apresentação pessoal ou em uma entrevista, você sabe o que dizer? O primeiro passo é refletir sobre a sua trajetória. Você pode deixar a modéstia de lado. 

    Não se limite à sua trajetória profissional. Afinal, cada vez mais as empresas buscam profissionais que deem o match com elas em termos de valores e de propósito também. Então pergunte-se: quais são os momentos da sua vida pessoal que contribuíram para que você se tornasse a pessoa profissional que você é? O que te motiva no dia a dia? Qual é o propósito que está por trás dos seus objetivos?

    Não tenha pressa para fazer essa reflexão. É bom anotar para não se esquecer de nada e não se perder. Quando você sentir que conhece bem a sua trajetória, hora de construir a narrativa. Ao longo deste artigo, trazemos dicas e uma técnica que te ajudará bastante.

    Como contar a sua história?

    Adapte-a ao público mas não abra mão da sua autenticidade

    Lembra do que conversamos sobre selecionar e hierarquizar informações para seu currículo de acordo com a vaga para a qual você estivesse se candidatando? Faça o mesmo ao contar sua história.

    Pergunte-se: qual é o propósito da sua apresentação pessoal? Em que formato você está se apresentando? E para quem? O que esse público precisa saber sobre você? Quais valores ou características você gostaria que as pessoas associassem a você? 

    Cuidado com a resposta da última pergunta. Contar a sua história de maneira atrativa não é o mesmo que embelezá-la ou copiar outras pessoas. Sua credibilidade vem da sua autenticidade. Afinal, você confiaria em alguém que não é o que diz ser?

    Priorize o desenvolvimento do autoconhecimento

     Por mais que você tenha de adaptar sua narrativa ao público, não caia na tentação de tentar agradar as pessoas. Isso porque você não pode controlar o que as pessoas pensam de você. O que você pode fazer é caprichar no que você tem controle — como treinar a sua apresentação com antecedência.

    Desenvolver o autoconhecimento nem sempre é sinônimo de desenvolver a autoconfiança. No entanto, é mais fácil confiar em si se você souber no que está confiando. Por isso, pergunte-se: quais são seus pontos fortes? Quais foram os momentos em que eles fizeram a diferença para você ou para outros? Quais são seus pontos fracos? Quais foram os momentos em que você conseguiu superá-los? 

    Mantenha a coerência da sua narrativa

     Selecione os eventos que farão parte da sua narrativa de acordo com o propósito dela. Por isso, lembre-se de que ela deve seguir uma linha de raciocínio. Pergunte-se: qual é a parte mais importante da sua história? O que te levou a essa experiência e qual foi o legado que ela deixou? 

    Não que você não possa mencionar diversas experiências na sua apresentação, mas o ideal é que todas elas estejam relacionadas com a vaga para a qual você está se candidatando. 

    Por exemplo, se você está se candidatando para um programa de Trainee, experiências que envolvam liderança podem ser mais interessantes do que suas notas na faculdade, por melhores que elas tenham sido. 

    Como a técnica STAR pode te ajudar a contar sua história?

    O que é a técnica STAR?

    Através do STAR, você consegue organizar suas respostas em entrevistas ou em apresentações para não apenas citar suas competências bem como demonstrá-las dando exemplos de situações específicas

    Lembra dos momentos sobre os quais perguntei acima? Você pode usar essa técnica para relatá-los de maneira objetiva — o que evita que você se perca ou se prolongue demais. 

    Qual é a importância do método STAR?

    Imagine que uma pessoa que você não conhece liste várias qualidades dela mesma sem que ela dê qualquer exemplo do que ela está falando. Agora imagine que ela cite essas qualidades associando-as a exemplos reais da sua trajetória. Bem diferente, não é?

    Como utilizá-lo?

    STAR vem do inglês e é um acrônimo para Situation, Task, Action e Result — Situação, Tarefa, Ação e Resultado. Primeiro, descreva a situação em que você estava e o que precisava ser feito. Depois, detalhe a tarefa e qual era a sua responsabilidade. Então conte qual foi o passo a passo da resolução do problema. Por fim, compartilhe os resultados tanto da solução quanto quais foram as lições aprendidas por você

    Vamos analisar o exemplo abaixo: 

    Quando eu atuava no atendimento de uma agência de comunicação, o cliente teve um problema em um dos seus restaurantes que gerou uma crise de imagem. Junto com a equipe de criação, consegui montar um plano de gestão de crise e de ações de marketing para recuperar a reputação do cliente. Conseguimos controlar a crise e as ações foram bem-recebidas pelo público.

    A situação foi a crise de imagem no restaurante do cliente. Você é responsável pelo atendimento desse cliente, então sua tarefa é resolver o problema dele. A ação realizada foi o plano de gestão de crise e as ações de marketing. E os resultados alcançados foram o controle da crise e as ações terem gerado engajamento positivo no público.

    Lembre-se: não se apegue a nenhuma narrativa. 

    Não tenha receio de mudar ou ajustar a sua narrativa quando necessário. Na verdade, é esperado que isso aconteça. Afinal, você continuará acumulando experiências pessoais e profissionais que farão parte da sua história.

    Você não precisa se encaixar apenas em um papel. Imagine que sua narrativa tenha sido construída tendo em mente uma candidatura para um programa de Trainee, mas agora você tenha decidido empreender. Ainda é possível manter a coerência da sua narrativa com “viradas no enredo.” 

    Isso porque adaptabilidade e flexibilidade são características bastante valorizadas no mercado de trabalho. 

    Agora que você sabe o que dizer quando pedirem para você contar a sua história, aprenda como construir um currículo e um perfil do LinkedIn que faça com que as pessoas se interessem em saber mais sobre você. 

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    Luana Minho Rabelo

    Luana Minho Rabelo é escritora. Quando não está produzindo conteúdo para a Matchbox, está escrevendo ficção, ou pesquisando e produzindo conteúdo para sua consultoria de autoconhecimento criativo, @luacompany.co.

    2 Comentários

    1. Avatar
      Ana Lúcia de Souza on

      Olá, muito obrigada, com certeza os conhecimentos repassados serão muito úteis para minha entrevista e futuras jornadas.
      Abraços!

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