Quais são suas competências?" Se você ainda não escutou essa pergunta em uma entrevista de processo seletivo, certamente está prestes a ouvi-la.
A gente te explica melhor no texto abaixo.
Você sabe o que é seleção por competências? Sabe quais são as vantagens dessa técnica?
As pessoas recrutadoras sabem que, atualmente, analisar a pessoa candidata somente pelo currículo não é suficiente. Realizar testes que considerem também as competências individuais é essencial. O objetivo é identificar, durante o recrutamento, pessoas alinhadas com o que se é esperado da posição em questão para selecionar pessoas colaboradoras que atendam ao perfil técnico e comportamental desejado.
Neste conteúdo, explicaremos o que é a seleção por competências, vamos falar um pouco sobre competências técnicas e comportamentais, por que muitas empresas usam essa técnica no recrutamento e, além disso, vamos falar sobre como aumentar suas chances de ter a aprovação, ajudando você a identificar suas melhores competências e dando dicas de como demonstrá-las durante um processo seletivo.
O que é uma seleção por competências?
É uma metodologia utilizada por pessoas recrutadas para analisar qualidades e fraquezas que não estão necessariamente citadas no currículo da pessoa candidata. É uma técnica que tem como objetivo conhecer pessoas colaboradoras a partir de suas ações em situações passadas. Para isso, a pessoa recrutadora analisa o comportamento de potenciais pessoas colaboradoras e procura conhecer suas opiniões, visão e objetivos futuros.
Quando uma organização investe na seleção por competências, ela busca além do que está descrito no currículo.
Competência técnica x Competência comportamental
As competências técnicas são aquelas que a pessoa candidata adquire através de treinamento, como formação acadêmica, cursos, experiências em outras organizações, domínio de outros idiomas. Um desenvolvedor de softwares, por exemplo, não conseguiria fazer o seu trabalho sem suas habilidades técnicas.
Já as competências comportamentais são relacionadas ao comportamento da pessoa candidata, experiências adquiridas na vivência pessoal e desenvolvidas durante a vida. Alguns exemplos dessas competências são, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, concentração, sociabilidade, liderança, organização, capacidade de aprendizagem, entre outras.
Por que as empresas fazem recrutamento por competência?
O recrutamento por competências comportamentais são mais assertivos e objetivos.
Diferente do método tradicional que prioriza as qualificações, o recrutamento por competências reconhece pessoas candidatas que possuem os três pilares principais representados pela sigla CHA:
C: Conhecimento (saber o que fazer)
H: Habilidade (saber como fazer)
A: Atitude (querer saber)
Assim, analisando esses aspectos, durante o recrutamento e seleção é possível identificar talentos compatíveis e mais adequados para ocupar a vaga oferecida tornando a adaptação da pessoa candidata mais fácil, já que os esforços passam a ser concentrados na integração com a equipe e menos focados no que se refere à capacitação técnica.
Além dos fatores citados, um recrutamento por competência bem projetado expande a diversidade na instituição. Já que com uma avaliação feita não somente focada em competências técnicas, não existe subjetividade nos critérios de avaliação, abrindo espaço para pessoas candidatas com diferentes culturas e interesses.
Como aumentar minhas chances em um processo seletivo por competência?
O primeiro passo para um bom desempenho no processo seletivo, é conhecer bem a empresa recrutadora e a vaga desejada. É essencial que você saiba sobre missão, visão e valores da empresa que deseja ingressar, para que haja compatibilidade entre seus valores e os da instituição.
Uma das competências mais importantes é o autoconhecimento, pois é através dele que você poderá listar todas as suas competências, pontos fortes e pontos de melhoria e trabalhar no seu desenvolvimento profissional e pessoal. Compreender esses fatores, fará com que você se saia bem no processo seletivo, pois saberá expor conhecimentos, habilidades e atitudes e interesse em desenvolver os pontos de melhoria.
Então, que tal montar um plano de ação para ajudar no seu desenvolvimento?
Depois de entender como funcionam as competências dentro de um processo seletivo, aqui vai uma dica incrível que vai te deixar ainda mais preparado para o processo seletivo.
Ouça o episódio “Competências de todo o processo” no PAPOMATCH – A Matchbox com você no mercado de trabalho.
Nesse episódio, a convidada Natália Soares, mentora de carreiras, aborda temas como competências que todo processo avalia e como destacar suas competências e aprimorar outras.