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    Como Lidar com Feedbacks Negativos

    Todo feedback é uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal. Mas nem todo mundo se sente confortável dando feedbacks negativos ou recebendo-o. Por isso, neste artigo, você aprenderá como se sair bem dos dois lados. 

    Palavras-chave: feedback; RH; Recursos Humanos; Gestão de Pessoas; feedback negativo; feedback positivo; liderança; relações interpessoais.

    Dizer que alguém “fez um trabalho excelente” ou ser a pessoa que recebe esse feedback é motivador. Mas feedbacks considerados negativos são tão importantes para seu crescimento pessoal e profissional quanto os incentivos

    Mesmo assim, eles são temidos tanto pelas pessoas que têm de dá-los quanto por quem recebe. Por isso, neste artigo, você aprenderá como se sair bem em ambas as situações. Confira!

    Como dar feedbacks negativos?

    Comece explicando o que está acontecendo. 

    Evite dizer que a pessoa é de uma forma ou de outra. Em vez disso, dê um exemplo real do que ela poderia melhorar. 

    Você pode usar o modelo SBISituation-Behavior-Impact ou Situação-Comportamento-Impacto. Comece apontando quando e em que contexto a situação aconteceu. Depois, explique como a pessoa se comportou, e então descreva o impacto que isso teve.

    Por exemplo, durante o lançamento da campanha para o cliente X, você alterou as legendas das postagens das redes sociais que escrevi sem me avisar, e isso fez com que eu sentisse que meu trabalho não é valorizado.

    Não utilize o método de feedback “sanduíche.” 

    Um feedback “sanduíche” tem três partes: elogio/crítica/elogio. Mas, de acordo com a revista Forbes, os elogios podem desviar atenção do que é o assunto real da conversa

    Por isso, seus colegas podem acabar com uma falsa sensação de progresso, e, depois, descobrir que sua avaliação não corresponde ao que eles entenderam dos seus feedbacks — o que diminui a confiança deles em você.

    Coloque-se à disposição para ajudar a pessoa na resolução do problema.

    É importante que, além de apontar o problema, você também sugira soluções. Nesse mesmo artigo da Forbes, há um exemplo de uma pessoa gestora que tinha uma pessoa colaboradora que constantemente enviava e-mails com erros de gramática e de ortografia.

    O que você faria se fosse a pessoa gestora? Simplesmente diria que isso é um problema e a orientaria a parar de fazê-lo? Ou você explicaria porque é importante que ela mude esse comportamento e a ajudaria a fazer um plano de ação para fazer a melhoria?

    Recebi um feedback negativo: e agora?

    Não leve para o lado pessoal.

    Um feedback negativo se refere a uma ou mais situações, não a você enquanto profissional, muito menos enquanto pessoa. Por isso, um feedback ou um retorno negativo não significa que você não seja um talento. Significa, apenas, que você pode melhorar ou dar mais destaque àquela competência naquela situação. 

    Além disso, esse artigo da Masterclass recomenda que você diferencie críticas construtivas de críticas destrutivas. Críticas construtivas têm o propósito de promover mudanças positivas, ao passo de que críticas destrutivas não são bem explicadas e não têm a intenção de te ajudar a melhorar.

    Pergunte.

    Nem todas as pessoas se comunicam bem. Não é um juízo de valor. Mas é importante que você tome a iniciativa de esclarecer o que a pessoa falou e as suas dúvidas o máximo possível para evitar mal-entendidos.

    É importante também que você considere que aquele é o ponto de vista da pessoa, então tente se colocar no lugar dela. 

    Lembre-se: todo feedback é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional.

    Um feedback nem sempre precisa ser interpretado como um problema que você precisa resolver. Ser uma pessoa profissional em constante evolução não é ruim; muito pelo contrário. É o que faz você se desenvolver e encurta a distância entre você e seus sonhos.

    Por isso, se esse artigo te ajudou, recomendo que você continue com a gente e saiba mais sobre Desenvolvimento Contínuo e Lifelong Learning nesse post 😉 

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    Barbara Biazioli

    Barbara Biazioli é Analista Pleno de Candidate Experience. Conhecida como Babi, gosta muito de sair, conversar e adora conhecer novas pessoas. Se você gosta de compartilhar histórias e experiências, é com ela mesma.

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