Como identificar se um programa de estágio ou trainee é para você? Aprenda o que são soft skills e hard skills e como elas podem te ajudar no desenvolvimento de sua carreira
Você já deve ter se deparado com um programa de estágio ou trainee e se perguntado: Será que esse processo seletivo é para mim? Será que minha trajetória pessoal e profissional faz sentido para essa vaga?
Nós já te contamos sobre as diferenças de cada programa. Por isso, nessa postagem, vamos te ajudar a refletir sobre suas habilidades e propósito de carreira e como elas são fundamentais para sua tomada de decisão.
Para te explicar melhor, vamos nos apoiar em dois conceitos muito conhecidos do mercado: hard skills e soft skills.
O que são soft skills e hard skills?
Estes termos vêm do inglês e se referem às habilidades que cada pessoa tem para desempenhar uma ação.
O que são soft skills?
Soft skills são habilidades pessoais ou interpessoais. São características de sua personalidade. As soft skills também se relacionam com a forma como você se relaciona e interage com outras pessoas.
Para que você entenda melhor, aqui estão alguns exemplos de soft skills:
- Flexibilidade;
- Empatia;
- Inteligência Emocional;
- Criatividade;
- Liderança;
- Resiliência.
Com quais delas você mais se identifica? Faça um exercício rápido e tente mapear quais destes soft skills tem a ver com você. Vale anotar outras habilidades também 🙂
O que são hard skills?
Hard Skills são habilidades técnicas. São competências que podem ser adquiridas ou conquistadas.
Aqui estão alguns exemplos de hard skills:
- Curso de Graduação;
- Fluência em algum idioma (inglês, espanhol entre outros);
- Fluência em Dados;
- Pacote Office;
- MBA ou Especialização.
As hard skills são componentes que podem impulsionar seu currículo e ampliar seus conhecimentos sobre a área que você deseja atuar. Mas saiba que, ler um livro, participar de um workshop, assistir uma palestra online – estes elementos também te ajudam no aperfeiçoamento de suas habilidades técnicas.
Você tem se dedicado a estudar? Lembre-se que conhecimento é sempre bem vindo!
Como desenvolver hard skills e soft skills?
Até aqui você aprendeu sobre hard e soft skills e quais são suas diferenças. Mas é possível que talvez você tenha pensado que as primeiras competências podem ser apreendidas e que as segundas são características que nos acompanham desde sempre, nascem com a gente.
Isso é meia verdade!
Tanto as hard skills quanto as soft skills podem ser aperfeiçoadas. E ambas são valorizadas no mercado de trabalho.
As soft skills ajudam no seu autoconhecimento, a entender o que você quer. Crie relacionamentos, busque conversar com outras pessoas que são diferentes de você, conviva com a diversidade – esse é um caminho muito importante e produtivo.
Para fortalecer as hards skills: Estude! E aqui não é somente sobre educação formal ou superior. Exerça sua curiosidade, leia com intencionalidade, a internet está recheada de bons conteúdos.
Reconhecer e desenvolver suas habilidades sejam elas técnicas ou comportamentais são uma excelente oportunidade de crescimento pessoal e profissional.
Ambas estão interligadas, hard e soft skills.
Para terminar, pense na sua vida como um todo, naquilo que você já faz e no que você quer alcançar. Depois disso, temos certeza que você vai conseguir olhar para aquele tão sonhado processo seletivo e dizer: esse é meu match perfeito! <3