Demo

    Ao participar de um programa de Trainee, você não está apenas fazendo parte de uma grande empresa. O que você acha de ter uma formação profissional contínua e trabalhar em projetos estratégicos e interdisciplinares da organização?

    Participar ou não de um programa de Trainee é uma das dúvidas mais comuns de pessoas recém-formadas ou de pessoas que se formaram há pouco tempo. 

    Mas não se deixe intimidar pela duração e pela competitividade dos processos seletivos. Só de participar de etapas como a resolução de um case, você tem a chance de desenvolver habilidades sócio-comportamentais importantes para sua carreira.

    Por isso, neste texto, você entenderá como funcionam os programas de Trainee e quais são os benefícios de participar de um.

    Soft Skills Hard Skills Carreiras Matchbox

    O que é um programa de Trainee?

    Programas de Trainee, em geral, trazem grande visibilidade interna e um plano robusto de desenvolvimento. Por isso, a pessoa Trainee entra na empresa com desafios claros e, muitas vezes, com um plano de carreira a médio e longo prazo. Sonho de todos nós, não é mesmo? 

    Por isso, a ascensão a cargos mais altos tendem a ser mais rápidas do que se você entrasse na empresa de outra maneira.

    E, embora alguns programas exijam cursos de uma determinada área, geralmente você não precisa ter trabalhado naquele segmento antes. Por isso, a Match tem programas de Trainee abertos em várias áreas.


    Ainda não se convenceu? Confira as outras vantagens de se candidatar para um programa de Trainee!

    Como um programa de Trainee pode beneficiar minha carreira?

    Atuação em diferentes áreas da empresa:

    A pessoa Trainee passa por um “rodízio” — também chamado de job rotation — no qual experiência os processos e as atividades de diversas áreas. Assim, você conhece tanto as particularidades de cada área quanto entende como cada uma contribui para o funcionamento da organização como um todo. 

    Formação profissional contínua:

    Ao longo do programa, você participa de treinamentos e de cursos, dentro ou financiados pela empresa, visando seu desenvolvimento profissional e pessoal. Alguns programas de Trainee oferecem até mesmo experiências de trabalho ou de estudo internacionais.

    Contato com líderes da organização:

    Muitos programas de Trainee oferecem sessões de mentoria com líderes da organização. Ou seja, você pode trocar conhecimentos e experiências com pessoas reconhecidas no mercado e que provavelmente já passaram pelo que você está passando. Incrível, não é? 

    Ter um programa de Trainee no currículo é um diferencial no mercado:

    As chances de efetivação em programas de Trainee são altas uma vez que a empresa investe bastante em você para que você cresça dentro da organização. No entanto, se isso não acontecer, você ainda leva com você toda a bagagem que você adquiriu durante o programa que, em média, dura de 3 a 5 anos. 

    Como encontrar o programa de Trainee certo para você?

    O primeiro passo é checar os pré-requisitos para ver se você se encaixa. Lembre-se que, geralmente, os programas de Trainee levam em conta apenas os cursos de graduação. E, como aconselhamos no nosso artigo sobre programa de estágio, se inscrever em todos os processos seletivos abertos não necessariamente aumenta suas chances de aprovação.

    Por isso, ainda mais considerando a duração do programa, é importante que seus valores e seus objetivos profissionais estejam alinhados com a cultura e o propósito da empresa. E, é claro, não desista. Resiliência e foco sempre! Mas não se preocupe. Você vai achar a vaga que é o seu match 💜

     

    Compartilhar.
    Luana Minho Rabelo

    Luana Minho Rabelo é escritora. Quando não está produzindo conteúdo para a Matchbox, está escrevendo ficção, ou pesquisando e produzindo conteúdo para sua consultoria de autoconhecimento criativo, @luacompany.co.

    1 comentário

    Deixe uma resposta

    Pular para o conteúdo