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    Currículo e LinkedIn: O que não pode faltar?

    Se você está em busca de emprego, seu currículo e seu LinkedIn são duas das ferramentas mais poderosas que você tem à sua disposição. Tanto em processos seletivos curtos quanto em programas longos.

    Mas, com tantas recomendações do que se deve ou não deve fazer, você pode estar se perguntando: como me destacar no meio da multidão em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente?

    Por isso, neste artigo, você vai aprender como construir um currículo e um perfil do LinkedIn que abra muitas portas para você.

    Existe uma estrutura de currículo ideal?

    Não. Isso porque o currículo nem sempre tem a mesma importância nos processos seletivos. Antes de construir o seu, verifique o que é exigido em sua candidatura. Por exemplo, alguns processos seletivos pedem carta de apresentação, o que torna-se uma oportunidade para complementar as informações do currículo. 

    Em nossos programas, currículos são pedidos apenas em programas de Trainee e em uma etapa avançada do processo, após a realização dos testes padronizados e da avaliação inicial do perfil da pessoa candidata.

    Contudo, em processos seletivos que consistem apenas no envio do currículo e em entrevistas, seu currículo pode ser sua única chance de impressionar a pessoa recrutadora. Por isso, é importante que ele prove, por si mesmo, que você é a pessoa certa para aquela vaga.

    Informações que não podem faltar no currículo

    • Dados pessoais (Nome completo, informações de contato e cidade onde mora; Nada de RG ou CPF!)
    • Objetivo profissional
    • Experiências 
    • Habilidades
    • Formação acadêmica (Incluindo cursos extracurriculares)
    • Não precisa colocar pretensão salarial.

    Como construir um currículo que se destaque?

    Comece com um “pitch de elevador.”

     Geralmente pessoas recrutadoras recebem muitos currículos. Por isso, não comece o seu com uma lista. Comece deixando claro quem você é e qual é o seu objetivo profissional. Por exemplo, “Jornalista com experiência em assessoria de imprensa interessada em desenvolver o departamento de comunicação da empresa X.” 

    Assim, a pessoa recrutadora pode fazer uma avaliação inicial rápida se você está ou não dentro do escopo da vaga e então ler o restante do seu currículo para entender melhor seu perfil. 

    Selecione e hierarquize as informações.

    Inclua em seu currículo apenas informações que demonstrem que você é a pessoa certa para a vaga. Por isso, selecione quais habilidades fazem mais sentido e hierarquize-as no documento de acordo com sua importância. E hierarquize suas experiências da mais recente para a mais antiga.

    Não se esqueça de incluir não apenas suas habilidades técnicas bem como as chamadas soft skills — ou seja, competências comportamentais. 

    Se você estiver fazendo um currículo para estágio e nunca tiver tido uma experiência profissional, você pode incluir trabalho voluntário, atuação em organizações estudantis, projetos pessoais ou outra experiência que tenha impactado sua vida profissional, ou pessoal caso você ainda não tenha entrado no mercado de trabalho.

    Não envie o mesmo currículo para todas as vagas.

    A Harvard Business Review recomenda que você tenha um currículo “coringa” mas que você o adapte de acordo com as vagas para as quais se candidate. Por isso — e para mantê-lo sempre atualizado —, tenha um modelo editável do seu currículo. 

    Por exemplo, se você está se candidatando para uma vaga em uma empresa bastante tradicional, use uma linguagem mais formal do que se você estivesse se candidatando para uma agência de publicidade ou startup — que tendem a ser mais informais. 

    Lembra do pitch que mencionei no início? Você também pode adaptá-lo de acordo com o processo seletivo.

    Não adianta você tentar ser o match da vaga se ela não for o seu.

    Por isso, é importante que você se candidate para vagas que estejam de acordo com seu perfil. De nada adianta se inscrever para um programa de Trainee se você ainda está na faculdade. Ou se inscrever para um programa de estágio se você não tem mais vínculo com nenhuma instituição de ensino superior.

    Coloque-se no lugar de quem vai ler.

    A formatação do documento também deve ser adaptada à vaga e à empresa para a qual você está se candidatando. Um design criativo pode ser adequado para uma vaga que peça criatividade e um design minimalista e formal pode ser adequado para uma empresa tradicional.

    Independente da vaga e da empresa, seu currículo deve ser organizado e fácil de ler.  Lembre-se: como você se apresenta também faz parte da sua avaliação. 

    Faça seu currículo com calma.

    Não tenha pressa para fazer seu currículo. É importante que você pense com cuidado em todas as questões mencionadas acima e na mensagem que você quer passar com seu currículo. E, quando você terminar, revise. 

    Se você tiver dificuldade, peça ajuda para pessoas próximas e pessoas que trabalharam com você. Como eles te veem enquanto profissional? Eles acharam seu currículo atrativo? 

    Qual é a importância do seu perfil no LinkedIn em processos seletivos?

    O alcance do seu perfil do LinkedIn é maior do que o do seu currículo. Imagine que você está vendendo um produto e que, até então, a única maneira de possíveis clientes encontrarem o seu negócio era se você entrasse em contato e oferecesse seu produto. Agora imagine que você abriu uma loja e que várias pessoas passam pela frente todos os dias. Assim, seu produto será encontrado com muito mais facilidade, não é?

    É comum que pessoas recrutadoras ou até pessoas contratantes busquem no LinkedIn pessoas candidatas para vagas abertas em suas empresas. Por isso, seu perfil pode ser tanto a primeira impressão quanto a complementação do currículo. De qualquer maneira, você tem de se preparar.

    Como criar um perfil campeão no LinkedIn?

    Escreva um resumo.

    Lembra quando conversamos sobre o “pitch de elevador” do currículo acima? No LinkedIn, você tem um espaço maior para contar sua história. Para escrevê-la, é importante que você mantenha em mente o propósito do seu perfil. Atrair pessoas recrutadoras? Atrair clientes para seus serviços de freelancer? Tornar-se autoridade em um determinado assunto? 

    Esse é o espaço para você mostrar o que te move, quais são seus interesses e quais são seus objetivos. Como seu perfil não é direcionado para o público de uma empresa específica, não é recomendável que você escreva, por exemplo, que quer trabalhar na empresa X. 

    Descreva o que você fez nas suas experiências.

    O LinkedIn permite que você adicione um pequeno texto em cada uma das suas experiências profissionais. Use o espaço para descrever suas funções e apresentar resultados alcançados. Você também pode adicionar mídia. Por exemplo, adicionar o vídeo de uma campanha de marketing da qual você tenha participado. 

    Abaixo das experiências profissionais, você também pode adicionar outras experiências — como cursos, trabalhos acadêmicos ou experiências de voluntariado — que normalmente não estão no currículo.

    Lembre-se: o currículo ou o perfil perfeito é o que abre portas para você.

    Todas essas dicas são boas práticas que ajudam pessoas de qualquer área e em qualquer momento da carreira. Mas também vale a pena pesquisar se sua área possui especificidades. Por exemplo, em algumas áreas relacionadas à pesquisa científica, as experiências acadêmicas são tão valorizadas quanto as profissionais.

    Por isso, não se apegue a modelos ou tente copiar os currículos ou os perfis de outras pessoas. O importante é que essas duas ferramentas apresentem quem você é enquanto profissional de maneira autêntica.

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    Luana Minho Rabelo

    Luana Minho Rabelo é escritora. Quando não está produzindo conteúdo para a Matchbox, está escrevendo ficção, ou pesquisando e produzindo conteúdo para sua consultoria de autoconhecimento criativo, @luacompany.co.

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