Demo

    Ano Novo, metas e ansiedade – como você está lidando com isso?

    Começar o ano com novas metas pode ser para muitos, um estímulo de muito prazer e entusiasmo, sem falar naquele friozinho na barriga que nos impulsiona a seguir em frente! No entanto, em momentos de grande transição, se confrontar com o novo pode ser muito desesperador.

    Começar um estágio ou o primeiro emprego efetivo com certeza nos coloca nessa posição, muito difícil, de sentir que sabemos muito pouco (ou quase nada) – e que vamos ter que aprender muitas coisas do zero

    E aí? Por onde começar? E como lidar com todos os sentimentos que surgem nesse momento?

    Infelizmente (ou felizmente), não existe receita de bolo ou um atalho mágico para esta resposta. Aliás, muito pelo contrário, existem muitos caminhos e possibilidades de desenhar sua própria verdade.

    E com tantas possibilidades, renunciar e delimitar suas opções pode ser um exercício de muita angústia. E você pode se perguntar: Será que estou escolhendo a coisa certa? E se eu me arrepender? 

    De repente, sua mente é invadida por todas essas perguntas e sentimentos. Você já não consegue dormir direito, se concentrar em suas atividades como antes, e seu humor se altera com frequência… acertei?

    Bem, se você estiver passando por isso – saiba que não está sozinhe. E que não tem a ver apenas com este momento da sua vida. Tem a ver com a sensação de perder o controle. É isso mesmo. E não é nada fácil não saber sobre o futuro e não poder controla-lo – está aí um grande gatilho de ansiedade.

    Por isso aqui vão algumas dicas importantes para te ajudar:

    #1 – Nutra uma rede de apoio com quem possa conversar sobre esse momento – de preferência, pessoas que estão passando pela mesma situação que você, ou que passaram por isso há pouco tempo.

    #2 – Acostume-se com a ideia de que você não terá resposta por um bom tempo sobre sua carreira – você acabou de chegar aqui, está aprendendo e fará parte do processo mudar de ideia algumas (ou várias) vezes.

    #3 – Se a ansiedade está localizada quando projetamos nossa vida para o futuro, quando se auto-observar nesse estado de humor, busque realizar atividades que te traga para o presente, como por exemplo: realizar um esporte, entrar em contato com a arte, meditar, etc.

    #4- Cuidado para não se sobrecarregar com suas metas – eleja prioridades.

    Agora você já sabe um pouco mais sobre este momento e como dar o primeiro passo para construir seu plano de enfrentamento para seu próximo passo \o/ 

    Fique ligade para mais conteúdos e dicas sobre Carreiras e Saúde Mental – tem muito conteúdo legal pela frente! 

    Compartilhar.
    Juliana Imperatore

    Psicóloga Clínica @psi.julianaimperatore - Fundadora da marca @vamosdes.ligar A vida passa através do corpo – e todo esse movimento alucinante me interessa e inquieta – este tem sido meu direcional de investigação para os fenômenos do mundo e de mim mesma. Vem comigo?

    Deixe uma resposta

    Pular para o conteúdo