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    VALE A PENA ESCOLHER O SEU NOVO EMPREGO PELA MARCA EMPREGADORA?

    A resposta é sim! Vale a pena! Os valores e a cultura de uma empresa estão diretamente relacionados à capacidade dela de reter os colaboradores, mas não só isso, esse conceito de marca empregadora também é importante na atração e contratação de fortes talentos.

    Sabemos que, “marca empregadora” é um conjunto de técnicas, onde o objetivo é reforçar a imagem da empresa como um bom lugar para se trabalhar. Não é nenhum segredo que o mercado de trabalho tem se modificado e, hoje, aquele velho conceito de “sujar a carteira” com experiências mais curtas, já caiu por terra. Estamos vivendo em uma era onde a disputa pelos melhores talentos virou uma preocupação, ter uma marca empregadora sólida é decisivo para que os candidatos se apliquem para a sua vaga e não a da concorrência. Isso porque as pessoas candidatas querem mais do que um emprego. Os profissionais estão cada dia mais exigentes e buscam propósito no que conduzem e nas tarefas em que trabalham. 

    Grandes talentos valorizam um ambiente de trabalho saudável, desejam crescer e procuram trabalhar com parceiros que sejam inspiração para atingirem seus objetivos de carreira. Nesse caso, o objetivo do employer branding, ou marca empregadora, é a capacidade de fazer a empresa atrair, engajar e reter os melhores talentos, além de conquistar clientes fiéis.

    E como isso tudo funciona?

    No conceito de marca empregadora temos a proposta de valor ao colaborador, termo também conhecido como “Employee Value Proposition”, esse é um conjunto exclusivo de ofertas, benefícios e associações que permitem que as empresas se destaquem no mercado, e também atraiam e mantenham os talentos acima da média. Esse conceito engloba todas as partes da experiência do funcionário, fazendo da organização um bom lugar para trabalhar. Para que a proposta de valor seja realmente atrativa, cada fase do ciclo de vida da pessoa contratada, incluindo o marketing de recrutamento, o gerenciamento de talentos e, por fim, até o tratamento recebido quando um funcionário deixa a empresa, são fases que precisam de atenção, cuidado e muito trabalho. 

    Os valores estão no cerne das tomadas de decisões, e cultura é importante para o pertencimento e sentimento de dono sobre o negócio. Quando trabalhamos em uma organização cuja cultura está alinhada com nossos valores pessoais, somos capazes de nos dedicarmos integralmente e os resultados são ampliados e de maior qualidade.

    Esses benefícios não estão associados apenas a salários. Existem algumas categorias de proposta de valor, baseando nessas propostas que dizemos que vale a pena escolher seu novo emprego pela marca empregadora. 

    Vamos conhecer alguns desses pilares: 

    • Compensação: engloba satisfação financeira, promoções e aumentos salariais, conquistas de bônus, comissões, participações nos lucros e oportunidade.

    • Benefícios: estão relacionados a períodos de férias, plano de saúde, serviços de bem-estar, consultorias, assessoria, horários e flexibilidade.

    • Carreira: envolve oportunidades de progressão e desenvolvimento, educação, estabilidade, treinamento e, avaliações justas e feedback.

    • Ambiente de trabalho: aqui estamos falando de reconhecimento, autonomia, realização pessoal, equilíbrio entre vida e carreira. 

    • Tudo isso junto, engloba outro pilar, o de Cultura: essa proposta de valor está relacionada ao entendimento dos planos e objetivos das outras propostas, o suporte e colaboração entre os times, responsabilidade social e propósito. 

    Empresas que adotam a marca empregadora também estão muito preocupadas e engajadas com marketing de recrutamento. Para a empresa é importante não apenas ter bons benefícios e uma proposta de valores atrativa, o que mantêm os colaboradores dentro de casa, mas também divulgar isso da maneira certa, nos canais de comunicação corretos e com isso atrair talentos. Existe todo um trabalho de publicidade para construir uma imagem positiva da empresa no mercado, são usados materiais de foto, vídeo, texto, publicações em redes sociais e até mesmo tráfego pago. Uma marca empregadora investe em redes sociais, investe em marketing digital e busca resultados para atrair os melhores profissionais.

    Enquanto pessoa candidata, é um direito desconfiar desse marketing e buscar aprofundamento na cultura e nos valores da empresa. Vale tudo, desde dar uma olhada no LinkedIn dos colaboradores e, caso conheça alguém que tenha mais intimidade, perguntar sobre o ambiente de trabalho, como também a avaliação de sites de emprego e de pesquisas entre candidatos e ex-funcionários. 

    O Glassdoor é um desses sites, o portal divulga informações de salários, avaliações de empresas e perguntas de entrevista, tudo publicado por funcionários e pessoas candidatas. 

    O processo seletivo é uma via de duas mãos, não cabe apenas ao recrutador conduzir uma avaliação, mas também à pessoa candidata avaliar os benefícios que a empresa oferece. Busque informações sobre a história da empresa, os motivos pelos quais ela foi fundada, qual é o BHAG (Big Hairy Audacious Goals), que é o maior e mais audacioso sonho de meta da empresa. Busque tudo! Informação nunca é demais, e ela está disponível para nós, basta que saibamos procurar. Também não sou o maior fã de termos corporativistas, como BHAG que citei acima, entretanto é importante conhecê-los, pois aumenta nossa assertividade na hora de realizar as pesquisas. 

    As crises econômica e de trabalho pelas quais o Brasil está passando pode fazer com que muitos profissionais aceitem o primeiro emprego que aparecer, e realmente é muito difícil lidar com isso e fazer diferente, mas trabalhar em um ambiente agitado, estressante e exigente pode ser muito desagradável e frustrante. Por isso, os benefícios de proposta de valor oferecidos pela empresa também devem ser avaliados e revisitados constantemente. 

    Essas circunstâncias são desafiadoras em diversos aspectos, por isso o networking e uma atenção minuciosa ao seu plano de carreira são conselhos para você conseguir realizar esse filtro e selecionar as melhores empresas, que casam com o seu fit cultural, para trabalhar. O vínculo de segurança e contrato que existia entre empregadores e funcionários está se tornando cada vez mais frágil, a realidade é que, se as pessoas não têm nada que as vincule a um local de trabalho, elas buscam uma oportunidade melhor e são mais exigentes por isso. Portanto, para as empresas, trabalhar as técnicas de marca empregadora e melhorar cada vez mais sua proposta de valor ao colaborador é o caminho para conquistar a confiança e a permanência de seus talentos.  Já para você, enquanto pessoa candidata, uma boa rede de contatos pode ser exatamente o que impulsionará a carreira que você deseja. 

    Para tanto, aconselho a leitura de outro texto aqui do Blog Carreiras, “5 dicas de ouro para construir networking”. Tenho certeza que será de grande valia para aprofundamento no assunto e super produtivo para você encontrar seu próximo emprego dos sonhos, sem ilusão, seguindo os conceitos de marca empregadora.

    Boa sorte e sucesso!

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    Caique Bessa

    Caique Bessa é escritor, redator e compositor, além de Consultor Pleno de Candidate Experience na Matchbox e cantor nas horas vagas! Completamente apaixonado por comunicação, sempre buscando uma maneira de expor seus sentimentos e reflexões.

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