Um guia prático para quem quer ser o tipo de líder que o futuro precisa
Durante muito tempo a palavra liderança foi sinônimo de posição hierárquica: alguém no topo, um “chefe” que tomava decisões e dava ordens a um time. Felizmente, o significado de liderar passou por transformações na mesma medida que as necessidades do mercado de trabalho evoluíram.
Hoje, empresas estão em busca de pessoas que assumem um papel de protagonismo na própria carreira, contribuindo com uma perspectiva própria em cada situação.
Se você está em busca da sua vaga dos sonhos, seja no nível de estágio ou trainee, entender como desenvolver esse tipo de liderança pode ser um diferencial competitivo para conquistar oportunidades e acelerar sua carreira.
O que é, afinal, ser líder?
Ser líder é ser referência. Uma liderança eficaz conhece profundamente a sua equipe, identificando e potencializando pontos fortes enquanto apoia o desenvolvimento das áreas que precisam de melhoria.
Sempre trabalhando a motivação do time, essa figura valoriza a construção colaborativa, direcionando seus liderados e oferecendo segurança nas mudanças e oportunidades de aprendizado diante de erros.
Empresas inovadoras sabem que a diversidade é o motor da criatividade, e a inclusão é o combustível da performance. Quando um ambiente é seguro e plural, os talentos se sentem à vontade para contribuir, fazendo com que seus times produzam com mais qualidade e propósito.
É nesse cenário que a posição de líder assume uma nova função: a de influenciar com propósito, inspirar e construir ambientes onde todas as pessoas possam contribuir com o melhor de si.
Não à toa, as principais companhias do mundo estão buscando novas lideranças com essa mentalidade e isso já começa nos programas de estágio e trainee.
Estágio e trainee: dois caminhos, uma mesma oportunidade
Para pessoas estagiárias: começar com intenção
É aqui que nós podemos entender melhor a transformação de líder em algo que vai além da posição hierárquica.
Para quem está no período de estágio, o foco não está necessariamente em liderar formalmente, e sim em entender a liderança como uma competência.
Aproveite esse momento para desenvolver essa habilidade no dia a dia, exercitando o seu protagonismo ao contribuir com ideias onde estiver, criando conexões com pessoas diferentes e aprendendo com elas!
Esse é o momento de observar diferentes estilos de liderança, entender como líderes mais experientes tomam decisões, gerenciam conflitos, motivam equipes e lidam com mudanças.
Para trainees: se posicionar como líder do futuro
Trainees são talentos em desenvolvimento acelerado. Aqui, a liderança deixa de ser apenas observada e começa a ser vivenciada, pois muitas empresas treinam seus talentos trainees para assumir projetos, coordenar iniciativas ou liderar equipes temporárias.
Isso exige uma compreensão mais estratégica da liderança como competência. Tendo isso em mente, exercite o seu autoconhecimento, estude e pratique conceitos de liderança inclusiva, adaptabilidade e inteligência emocional.
Lembre-se: em um programa trainee, o seu potencial para se tornar líder em curto ou médio prazo pode ser um fator de avaliação!
Inteligências Múltiplas
A teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner (1983), nos ajuda a ter uma perspectiva aguçada em âmbitos externos e internos.
Entender que cada pessoa aprende, se comunica e se conecta de um jeito diferente é uma habilidade crucial para uma liderança saber trabalhar com talentos diversos ao seu redor.
Por outro lado, não dá para liderar bem sem olhar para dentro. Desenvolver uma postura inclusiva passa, obrigatoriamente, por reconhecer seus próprios vieses, entender como você impacta os outros e querer evoluir.
Se quiser descobrir mais sobre a aplicação prática dessa teoria, publicamos um artigo sobre ela em nosso blog! Acesse aqui: Como usar os tipos de inteligência a favor da sua carreira
Como começar a desenvolver sua liderança na prática?
Seja qual for o seu momento de carreira, aqui vão atitudes simples e eficazes:
- Pratique a autoliderança: organize suas demandas e cumpra prazos sem depender de cobrança, sempre exercitando uma boa gestão de tempo;
- Crie conexões: busque saber quem são as pessoas que estão ao seu redor, seja em um ambiente estudantil ou profissional;
- Resolva problemas: proponha soluções criativas diante de possíveis desafios;
- Colabore ativamente: apoie colegas, compartilhe aprendizados e reconheça contribuições genuinamente;
- Desenvolva sua inteligência emocional: entenda mais sobre as suas emoções e reações e busque manter o foco mesmo sob pressão;
- Busque feedback e aprenda sempre: aceite sugestões, aplique melhorias e invista no seu desenvolvimento.
O mercado está em busca de pessoas que vão além do conhecimento técnico. Ele busca pessoas que assumem o protagonismo da própria carreira, inspiram mudanças positivas, valorizam cada perspectiva ao seu redor e constroem oportunidades em conjunto.
Independentemente de onde você está em sua jornada profissional, cada interação é uma chance de desenvolver competências de liderança.
Mostrar o seu potencial para ser uma liderança do futuro pode ser o diferencial que vai te levar à vaga dos sonhos!
Receba mais conteúdos de desenvolvimento dentro da nossa Comunidade!